sábado, 25 de julho de 2020

Migalhas de Mim (46)


Apresento-me como sou,
no passo dos dias, contradito,
com condicionantes, todavia,
e mais diferenças, à revelia
de vaga mente.
Soo como vento,
ora varro chão,
ora vago ar e me invento,
embora desatento, é vero,  
parcialmente;                  
voo como gavião,
ora raso, de muita pressa,
ora plano, de olhar atento,
avarento dos espaços,
diuturnamente;                          
perco-me em devaneios,
ora inconsequentes,
ora de anseios vários,
cheios de receios,
e mais componentes;             
caçoo das circunstâncias,
por saber-me de barro feito,
ora tijolo, já cozido e frio,
ora ainda no forno de calor
ardente;
magoo-me facilmente,
ora de levar vida discreta,
ora de pressentir riso secreto,
que me sabe de malícia,
subjacente;
encordoo-me de lembranças,
ora no sem-que-fazer diário,
ora na labuta necessária
da sobrevivência desejada,
polivalente;
recolho-me aos cantos,
ora como ente amedrontado,
ora como ser carente
de corpo e alma levados,
timidamente;
condoo-me nos dois sentidos
da palavra dada, escrita e falada, 
ora exata e polêmica,
ora, cordata e valente,
concomitantemente;
Assim, vou tecendo roteiros,  
à procura de traçado adjacente,
sem muito esperar resultados,
dos rastos penitentes que traço,
compassadamente.

Nenhum comentário: