segunda-feira, 10 de março de 2014

Pensares a conta-gotas (285)


A mulher procura amor,
o homem mais amor e sexo.
Ela quer nexo nos contatos,
ele finge mais, no ritual
de atos complexos.

A mulher se dissolve em afetos,
para dar conta do sexo completo,
o homem se liga menos a gestos,
se contenta a calor de amplexos.

Do enlace do raso e do profundo,
do divino e do mais profano,
resulta o mundo, humano e fecundo,
de duas mentes, dois juízos,
de dois desejos conexos,   
ímpetos e suaves sentidos:
um, de doação repleta de amor,
outro, também, de amor, comedido, anexo.




Quando posso,
ponho-me a pensar,
e me trespasso,
estático, estético,
e-nig-má-ti-co, emotivo,      
sintético, cômico,
trágico, até patético,
me acho.

Quando penso,
ponho-me a andar,
paro e passo, me revezo,
cruzando eixos, dialético,
ora sincrônico, ora seletivo,
ora sin-tag-má-ti-co,
ora pa-ra-dig-má-ti-co,
sempre a pé, pe-ri-pa-té-ti-co.

Nenhum comentário: