segunda-feira, 27 de junho de 2011

Para começo de conversa

Estou criando este blog para compartilhar com os amigos leitores algumas ideias sobre textos de cunho literário, que podem ser poesias, contos, crônicas. A ideia seria publicá-los e aguardar seus comentários e opiniões. Gostaria, também, de proporcionar-lhes algumas oportunidades de prazer literário e, ao mesmo tempo, provocar alguma crítica, construtiva, sobre os textos aqui publicados. A exerga que precede o "começo de conversa", que ouvi da boca do Ziraldo, já expressaria a minha alegria em sabê-los lidos e apreciados, sem que isto subtenda merecedores de elogios. Sugestões e críticas são bem vindas. Já que o texto nunca é definitivo, permitir-me-ei relançar alguns escritos que já vieram a público sob a forma de livros, e, que, mais dias menos dias, deveriam, mesmo, ser reescritos. Estou, de fato, preparando mais um livro de poemas ("Pensares a Conta-gotas") e um outro de contos e/ou crônicas ("Contos Contados"), dos quais vou lhes apresentando aos poucos alguns excertos. Espero ser presente. Obrigado pelas visitas e pelos comentários! Joaquim Caixeta


"Quem meu filho beija minha boca adoça" (pela boca do Ziraldo)


Esvazio gavetas e caixetas.
Não faço triagem em minhas imagens.
Alegres, variadas e tristes,
há delas boas, menos boas,
ruins e, até, menos ruins.
Na média, razoáveis coragens.

Obedeço o pé que por primeiro,
me coloca no espelho, ao me levantar,
no dia em que sucumbo à vontade
de escrever recados do coração.

Assim é na vida a esmo
de quem vive à revelia de si mesmo:
deixa-se levar pelo ritmo da corrida,
contemporiza-se nas despedidas.

A restolha fica por conta do leitor,
que bebe o quanto lhe aprouver
se quiser, ou como se puder,
embora espere, sempre, que me dê
a honra da sede, no gosto da bebida.



Lampejos são
desejos
vãos?



3 comentários:

tocadaspacas disse...

MEU AMIGO JOTA CAIXETA,


Que boa ideia esta do Blog. Boa par ti, que tem o que dizer e bem - e muito melhor para nós leitores, que podemos conhecer de sua tecelagem de palavras de onde procedem tantas belezas.

Um grande abraço e apareça quando puder, pois aqui tem o silêncio de que precisa para escrever mais.

Genésio Fernandes

tocadaspacas disse...

Joaquim,
espero que as traduções esteja andando. E não esqueça de investir nas narrativas curtas. Você é bom nelas. Abraço.
Genésio Fernandes

Marco Túlio disse...

Joaquim fiquei muito surpreso ao visitar todas as incontáveis paginas de seu blog. Não conhecia o quanto de produção literária você tinha já pulicado. O considero um escritor profissional. Não que minha opinião tenha muito significado por que sou um iletrado se comparado ao seu conhecimento.
Com dois anos de atraso, tive acesso ás suas publicações. Lerdeza minha não as ter acessado antes quando nos encontramos no google+. Li aqui a Introdução De Seu Blog publicada na segunda-feira, 27 de junho de 2011. Nela já descobri que precisarei usar o dicionário para entender algumas palavras. Para duas delas procurei o significado: exerga e excertos. Descobri o significado de excertos porem não encontrei o de exerga.
Tentarei ler boa parte das centenas de Contos De Minas e alguns dos Pensares a Conta gotas. Terei dificuldades com algumas palavras mas com paciência tentarei entender o que você escreveu.